POLÍTICA DE ACESSO

 

Para ter acesso aos equipamentos do LAT, o usuário deve realizar uma solicitação formal ao presidente do comitê gestor, informando o(s) equipamento(s) que se deseja utilizar, a razão/motivação/finalidade (pesquisa, por exemplo) da utilização do(s) equipamento(s), as sugestões de datas para início e término das atividades, as pessoas envolvidas e a pessoa responsável.

A solicitação deve ser encaminhada para o e-mail lat@dee.ufcg.edu.br.

As solicitações são atendidas por ordem cronológica.

A partir da solicitação, o presidente do comitê gestor poderá deferi-la ou indeferi-la com base na justificativa apresentada e na disponibilidade de datas e horários.

Caso a solicitação seja indeferida, o presidente irá comunicar as razões e solicitar que ajustes e correções na solicitação sejam realizados e que a solicitação seja re-submetida.

Caso a solicitação seja deferida, a secretaria do LAT procederá com a reserva de equipamentos, espaço físico e pessoal técnico, além das tratativas com os futuros usuários no que diz respeito: a comunicação das datas possíveis e fechamento do período de acesso; à normas de acesso ao laboratório; segurança e manuseio de equipamentos; aos procedimentos corretos de ensaio; e acertos relativos à contrapartida por parte dos usuários, as quais podem ser desde de agradecimentos em trabalhos acadêmicos e compartilhamento de propriedade intelectual (procedimento adotado geralmente para grupos de pesquisa e universidades), até desembolsos, utilizados na manutenção e conservação da estrutura do laboratório (procedimento adotado geralmente para empresas).

Finalizadas as tratativas e havendo aceitação dos termos apresentados pelos usuários, é então formalizado um contrato de uso e conservação discriminando tudo que foi acertado entre o usuário e o LAT.

Após estes procedimentos, os equipamentos e infraestrutura estarão disponíveis para utilização.