ambientes

Laboratório de Materiais e Equipamentos Elétricos (LMEE)

No LMEE são realizados testes elétricos e magnéticos em materiais e equipamentos empregados no setor elétrico. O LMEE possui fontes de alta tensão, medidores de tangentes de perdas e fator de potência, medidor de rigidez dielétrica, termovisor, entre outros.

Laboratório de Descargas Parciais (LDP)

No LDP são realizados ensaios em materiais e equipamentos com o intuito de avaliar a existência de Descargas Parciais, as quais com o tempo danificam permanentemente os isolamentos. O LDP é composto por uma fonte alta tensão e um sistema de medição e detecção de Descargas Parciais.

Salão de Alta Tensão (SAT)

No SAT são realizados testes elétricos de aplicações de tensões até 600 kV AC e 750 kV impulsiva em materiais e equipamentos elétricos. O SAT é composto por uma fonte de tensão em cascata de 600 kV AC, por um gerador de impulso de tensão de 750 kV, além de equipamentos acessórios como divisores de tensão e capacitores padrão. O SAT ocupa cerca de 40% do LAT, devido às dimensões dos equipamentos existentes.

Laboratório do Gerador de Impulso de Corrente (LGIC)
No LGIC são realizados ensaios elétricos em equipamentos e sistemas elétricos envolvendo à aplicação de impulsos de corrente de até 100 kA. O LGIC é composto por gerador de impulsos de corrente capaz de gerar correntes impulsivas de até 100 kA e correntes com forma de onda quadrada de até 500 A. Além do gerador, o LGIC possui diversos equipamentos acessórios utilizados na customização e medição dos sinais de corrente.
Laboratório de Isolamento Elétricos (LABIS)

No LABIS são realizados ensaios em isolamentos elétricos com a finalidade de detectar falhas nos mesmos que venham a colapsar o sistema elétrico. Além disso, são realizados testes de novos materiais isolantes. O LABIS é composto por fonte de alta tensão, sistemas digitais de aquisição de dados, detector de descarga de corona, entre outros.

Laboratório de Eletrônica Aplicada a Sistemas Elétricos (LEASE)

No LEASE são desenvolvidos sistemas de sensoriamento, medição, aquisição, transmissão e processamento de dados aplicados aos sistemas elétricos de potência. O LEASE é composto por bancadas, fontes de tensão e corrente, simuladores, fonte arbitrária de tensão e corrente, qualímetros, componentes eletrônicos diversos, computadores, entre outros.

Laboratório de Simulações Multifísicas (LSM)

No LSM são realizadas simulações multifísicas com objetivo de estimar o comportamento térmico, elétrico e magnético de componentes/equipamentos/estruturas físicas, em especial no caso do LAT, dos equipamentos elétricos de potência. Para viabilizar a realização das simulações, o LAT adquiriu a licença do software COMSOL (um dos mais utilizados no mundo para simulações multifísicas) e um computador de médio porte.

Laboratório de Qualidade da Energia (LQE)

Uma equipe especializada com analisadores da qualidade da energia realiza estudos, campanhas de medição e, entre outras atividades, desenvolve equipamentos para medição dos indicadores da qualidade da energia.

As campanhas de medição para o acesso de novas fontes de geração estão entre as principais atividades do LQE, já tendo prestado serviço em quase todos os estados do nordeste do Brasil, em campanhas de medição pré-operatórias, campanhas de medição pós-operatórias, campanhas de monitoramento e de medição de corrente em parques de geração eólica e solar.

Auditório Ricardo Loureiro (ARL)